segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alterar porta do apache no wamp server

Olá, estes dias me deparei com um pequeno probleminha de rodar o apache no wamp server, pois a porta padrão 80 já estava sendo usada. Encontrei a solução e resolvi compartilhar com quem tiver este mesmo problema.

O primeiro passo é abrir o arquivo "httpd.conf", que se encontra em C:\wamp\bin\apache\apache2.2.9\conf\httpd.conf (Na máquinha de vocês pode mudar dependendo de onde foi instalado o wamp). Neste arquivo procure pela palavra "Listen 80" e então troque pelo número de porta desejada, exemplo:  "Listen 82" (Para que a nova porta seja a 82). Salve o arquivo.


Feito isso, abra o arquivo wampmanager.tpl, que se encontra em C:\wamp\wampmanager.tpl. Neste arquivo procure por "http://localhost/" e então troque por "http://localhost:82" (São três lugares necessário realizar esta troca). É ainda necessário procurar neste arquivo por "${w_testPort80}" e troque por "${w_testPort82}". Não se esqueça de salvar o arquivo.


Após estes dois passos, abra o arquivo "testPort.php", que se encontra em C:\wamp\scripts\testPort.php. Procure por "80" e troque por "82" (Ou pelo número de porta que você está utilizando...São três lugares para realizar esta troca). Salve o arquivo.

Abra ainda o arquivo "english.lang", que está localizado em C:\wamp\lang\english.lang e procure por "$w_testPort80 = ‘Test Port 80", troque este texto por "$w_testPort82 = "Test Port 82". Salve o arquivo.


Feito este passos é só reiniciar o seu wamp server e estará funcionando.

38 comentários:

  1. Deu certo! Finalmente ! Li muitos artigos, só esse funcionou ! Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Cara,
    bacana seu tutorial, você foi bem claro e objetivo.
    Reiniciei aqui e deu certinho!

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. De todos os tutorias pra alterar porta q procurei, o seu foi o único q deu certo.
    Vlw msm !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara deu certinho, parabéns obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Pararéns pelo post. Sei que já é antigo, mas me ajudou a configurar... Nunca mais instalo IIS na minha máquina.

    ResponderExcluir
  6. VAAAAAAAAAALEU MANO, de um milhão de tutoriais que eu procurei o ÚNICO que funfo foi o seu!

    ResponderExcluir
  7. Alo, alo, alo. Yoh Nigga isto na esta dando certo. Mudei tudinho que voce explicou. Reenicie e deu erro....

    Ops! O Google Chrome não conseguiu se conectar a 127.0.0.1

    Tente recarregar: 127.­0.­0.­1

    ResponderExcluir
  8. Muito bem explicado deu certo, obrigado
    Saberia dizer como faço para abrir o http://localhost/phpmyadmin

    ResponderExcluir
  9. é o meu não funfou, o icone fica laranja e num fica verde, segui todos os passos, mas tah uma jaca ainda, to passando raiva com o xampp e com o wamp tbm. ):

    ResponderExcluir
  10. valeu mesmo dp q instalei o sql server meu wamp parou de funcionar
    troquei as portas e deu certo obrigado

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Cara, muito obrigada pelo post... o único que me ajudou... o meu sql server tava usando a mesma porta que o wamp e só com esse tutorial consegui resolver... vlw mesmo...

    ResponderExcluir
  13. fiz passo a passo para trocar a porta e deu certo, porém o wampserver ainda continua laranja, o que pode ser? Preciso desse troço, alguém me ajuda:...

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Procurava algo no gênero. Sou programador há muito tempo de ASP 3.0 e ASP.NET MVC e sempre utilizei e utilizo o IIS. Resolvi me aventurar no Wamp Server (Apache) para desenvolver com Magento em PHP e, claro, obtive o conflito de porta. Preferi utilizar a porta 8080 para o Wamp não precisar abrir portas manualmente no roteador, mas sempre precisei "forçar" para rodar informando localhost:8080 para funcionar. Com seu tutorial, não preciso mais fazer isso e me ajudou a ganhar bastante tempo, pois eu iria pesquisar arquivo por arquivo para procurar isso... ;)

    Exceto pelo Magento, que ainda tenho de configurar mais alguma coisa, funcionou certinho.

    Parabéns mais uma vez pelo tutorial. ;)

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo tutorial !
    foi perfeito! me proporcionou uma grande ajuda!
    Valew!

    ResponderExcluir
  16. Mtooo bom mesmo! Funcionou. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. na versao 2.5 do wampserver o arquivo wampmanager.tpl nao precisa ser alterado

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo Tutorial, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns meu amigo, depois de 3 horas tentando, achei este seu artigo e deu tudo certo. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Cara vlw mesmo, me ajudou mto.. Procurei um monte de tutoriais e o seu foi o único que funcionou, vlw mano, parabens..

    ResponderExcluir
  22. Perfeito.. apesar de antigo o post funciona perfeitamente, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  23. Salvou minha vida. kk Muito bom! Depois de ter atualizado meu windows para o versão 10 o wamp apresentou esse problema. Ainda bem que achei esse post.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Funcionou perfeitamente obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  25. o meu não funfou nem a pau. estava pra finalizar e apresentar o glpi pra empresa. vou ter que refazer. Pq nao ta rolando nao.

    ResponderExcluir